terça-feira, 14 de abril de 2009

Veiros 3 vs GDG 5

O derradeiro confronto frente a formações da Zona Norte, seria jogado fora, frente ao Veiros, equipa tradicionalmente difícil, sobretudo quando jogando no seu Pavilhão. Contudo, estávamos convictos da nossa capacidade de realizar uma boa exibição e, em consequência, regressar à Gafanha com os 3 pontos em disputa.
Os primeiros minutos foram disputados em ritmo lento, com a equipa da casa preocupada em tapar os caminhos da sua baliza e a nossa equipa, ainda em adaptação ao adversário e ao piso, sem forçar o ritmo, procurando sobretudo evitar os erros. Foi, portanto, sem espanto que durante os 10’ iniciais, pouco ou nada houve a registar, com os GR a serem raramente chamados a intervir.
Com o avançar dos minutos, assumimos o jogo e, fomos criando situações de finalização que começavam a justificar a vantagem no marcador. No entanto, seria o Veiros a abrir a contagem, com um jogador solto na nossa área a finalizar, aproveitando uma desatenção defensiva. A perder, aumentámos a pressão, tentando dificultar a saída de bola adversária. Fomos chegando com perigo à baliza da equipa da casa e, com naturalidade, Fábio aproveita uma situação de 2x1 para restabelecer a igualdade com que chegaríamos ao intervalo.
Iniciámos a segunda parte, dispostos a procurar a vitória e cedo fomos impondo o nosso ritmo. O incrementar da pressão surtiu efeito, com Rafael a obter dois golos, passando o resultado para 1-3. Vendo-nos fugir no marcador, a equipa da casa arriscou mais, subindo as linhas defensivas na tentativa de dificultar a nossa circulação de bola. Ao não conseguir criar situações de finalização junto da nossa baliza, a formação de Veiros tentou furar através de remates da segunda linha. Tal estratégia acabou por ser recompensada com um golo de belo efeito, obtido através de um bom remate na zona dos 9 metros, que reduziu a nossa vantagem para 2-3.
A perder pela diferença mínima, os jogadores do Veiros começaram a acreditar que era possível recuperar e sair do jogo com um resultado positivo. No entanto, o golo caseiro pouco serviu como tónico, visto que, volvidos poucos minutos, chegaríamos ao 2-4, que nos deu alguma tranquilidade para encarar os minutos finais.
Numa tentativa de jogar o tudo por tudo, a equipa local aposta no 5º elemento, mas sem nunca conseguir criar dificuldades de maior para o nosso último reduto. Pelo contrário, numa pressão bem executada, conseguimos recuperar a bola à entrada do nosso meio campo, com Rafael a disparar para a baliza deserta, fazendo um “poker”, e abrindo uma vantagem de 3 golos que praticamente sentenciava a partida.
Até final limitámo-nos a gerir a posse de bola, com a equipa do Veiros, que nunca virou a cara à luta, a conseguir reduzir, já no último minuto, para 3-5.
Esta nossa vitória não deixa dúvidas a quem assistiu ao jogo e sai valorizada pela excelente réplica dada por um adversário que nunca se deu por vencido. Apesar de termos construído oportunidades suficientes para sairmos de Veiros com uma vitória mais folgada, é justo dizer que maior desnível no resultado seria um castigo demasiado pesado para a entrega da equipa local.
Jogámos com:
Tiagão (GR); Tiago Dias, Tiaguinho, Rafael (4) e Xico – 5 inicial.
Jogaram ainda: Parracho (GR); Fábio (1), Joel, Tiago Fernandes, Jacinto, Gonçalo e Paulo.

Folgaremos na próxima jornada, pelo que só regressaremos à competição a 11/04/09, data em que receberemos a formação do CRECUS no nosso pavilhão, pelas 11h.

Sem comentários: