segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

GDG Juvenis TV - Dérbi de mão cheia




A edição desta semana da GDG Juvenis TV mostra o resumo do dérbi escaldante entre Gafanha e Beira-Mar. Um dérbi de mão cheia (com duas mãos cheias de golos) e que será muito discutido durante os próximos tempos por causa de uma arbitragem muito polémica, que condicionou toda a segunda parte e que estragou o jogo na recta final.

A marcar a primeira derrota do anterior líder Beira-Mar nesta Série dos Primeiros, as principais notas de destaque vão para o jogo de muito crer, muita entrega e muito carácter por parte do GDG. Depois da prestação vergonhosa em Cortegaça, não seria de esperar outra coisa. Arrumámos a casa, arrumámos as ideias e aparecemos de cara lavada. É para continuar, Equipa?

ANEXO: 5.ª falta marcada ao GDG



Em anexo, segue a nossa "defesa" quando dizemos que a senhora árbitro Vera Ferreira fez de tudo para nos empurrar para trás na segunda parte (isto é só um exemplo crasso).

O Gafanha atingiu a 5.ª falta em 6 minutos apenas, sendo que três dessas 5 faltas foram acumuladas "sabe-se lá onde". Esta até foi a mais fácil de encontrar, porque o lance em causa dura apenas 7 segundos. Foi assinalada uma 'coisa qualquer' numa disputa de bola normal entre dois atletas, com uma sinalética muito tímida por parte da senhora árbitro a indicar a vantagem da equipa com posse de bola. Resultado: 5.ª falta. E não há discussão! O Gafanha aqui até teve sorte, porque dá para saber onde foi a suposta falta. As outras duas faltas acumuladas só mesmo a senhora árbitro as poderá indicar.

É muito provável que muita gente não perceba à primeira ou à segunda qual é a infracção que está em causa. Vejam com atenção, se preciso umas três ou quatro vezes (párem o vídeo aos 0:08, já com a bola fora: está lá a tímida "sinalética"). Talvez não vejam qualquer falta porque talvez não haja infracção alguma. Ou então, as regras de jogo teriam que ser revistas, porque corria-se o risco de existirem dezenas de livres de 10 metros por jogo...

15 comentários:

Diogo Figueiredo disse...

João,
Agradeço q me envies este vídeo pf.
As imagens ñ mentem.

1\o Daniel marcou 3 golos e festejou-os tds da mesma forma. A "pseudo-árbitra" diz q aquando do 1º golo avisa-o dos festejos. O vídeo prova q o jogo recomeça sem qq tipo de advertência dos árbitros a qq atleta do BM.

2\o 1º amarelo ao Daniel é a "pedido" (sem qq tipo de indirecta a vós, pq isso é normal no jogo) e repara-se q a "pseudo-árbitra", 1º dá ordem de recomeço do jogo, dps e perante a insistência do L. Pedro, dirige-se 1º ao Tiago, dps ao Menano e só dps, e pq o Daniel assume a responsabilidade da infracção, é q ela lhe mostra o cartão.

3\no 2º amarelo ao Daniel vê-se claramente o jogador a dirigir-se p/ a zona das bancadas onde se encontram os adeptos do BM (e nesse grupo, os seus pais e namorada). É exactamente isso q mostro à "pseudo-árbitra".

O BM ñ retira mérito ao GDG e ñ tenciona utilizar o vídeo p/ protesto do jogo. Pretende isso sim trabalhar em prol da verdade desportiva, pq se hj foi o BM, amanhã será outro.

Admito erros de arbitragens, mas ñ admito mentira, sobretudo de quem tem o dever de conduzir jogos.
A pseudo-árbitra disse q havia advertido o jogador verbalmente no seu 1º golo. É MENTIRA.
A pseudo-árbitra disse q o jogador provocou tda a bancada. É MENTIRA.

O filme desmente categoricamente as "justificações" dos Bonnie & Clyde do futsal.
É irrefutável.

Manda-me o video pf.
diogo.figueiredo@renault.com
diogofigue@hotmail.com

joão tiago disse...

Diogo,

envio-te o vídeo no final do dia, a partir de casa, porque na empresa não tenho acesso a pen drives ou coisas do género.



Não sei se a senhora árbitro avisou algum jogador do Beira-Mar aquando dos festejos do 1º golo porque cortei o vídeo na parte em que a mesma me vem advertir por eu, insatisfeito por os meus jogadores terem feito mal um livre ensaiado, ter mandado uma palmada no banco de suplentes (...). Não sei o que se passou a seguir.

Anónimo disse...

Essa dupla é uma vergonha.
Em s.jacinto o jogo nao acabou com o parc levando a equipa do parc a abandonar o jogo , nao se entendiam com os jogadores das duas partes tentando explusar tudo e todos.
Tando as duas equipas de acordo que a arbitragem nao beneficiou ninguem mas prejudicou o espectaculo e os atletas. Sao a pior dupla que alguma vez vi .

Anónimo disse...

Caro Diogo Figueiredo.
Para quem até agora parecia ser um diplomata a falar, afinal nã passas de um simples treinador com dor de cotovelo. O Daniel é um excelente pivot, mas também é excelente a provocar e a fazer ronha, fazer-se de lesionado enfim...o que vi no video foi o Beira Mar a cometer erros defensivos e foi penalizado por isso. Um jodagor com um amarelo tem que ter cuidado e cabeça, e não é a Srª Arbitra que tem que saber se é namorada ou outra coisa parecida.
Correu mal esta dupla de arbitros já prejudicou todos os clubes, a amig popota não sabe mais, mas calha-nos a todos, agora não andamos a pedir videos para nos desculparmos daquilo que não tem desculpa.
Beira Mar perdeu e vai perder mais, não penses que são os maiores.
Um clube que tem o nome e forma equipas de "formação" com jogadores de outras equipas, pode juntar boms jogadores mas raramente fazem grandes equipas.
Viva o GDG.
Viva o futsal.

joão tiago disse...

Diogo,

deixa-me esclarecer só uma coisa: o Luís Pedro garantiu-me hoje que não pediu coisa nenhuma para o Daniel no lance do primeiro amarelo.

E, vendo o vídeo, é também essa a sensação que tenho, uma vez que ele nunca olha sequer para a senhora árbitro.

Se foi a "pedido", foi a pedido da bancada, seguramente. Não entrem por aí. Vamos "esquecer" este rescaldo porque o campeonato continua já amanhã e sábado, e com jogos bem duros para todos.


O vídeo segue dentro de momentos. Aproveito para dizer que não terei qualquer influência no que se passar daqui para a frente entre SC Beira-Mar e AF Aveiro. Apenas vou disponibilizar as imagens aos meus colegas, pessoas que conheço há algum tempo e que me pediram o vídeo para fazerem a dita exposição à AFA.

Luis Pedro #6 disse...

Eu, como jogador ,nao devo comentar expulsoes de colegas meus, mas neste caso nao tenho a minima duvida que nao foi merecida, pois acredito e tambem gosto de dedicar os meus golos as pessoas que gosto e nao entendo o gesto que o daniel fez como provocatorio...
Assim admito que o Beira-Mar tem motivos de queixa, mas como já foi dito, nós também fomos MUITO prejudicados pela arbitragem... Aliás, há um lance que tambem influencia o jogo antes da expulsão do Daniel, que até é protagonizado pelo mesmo, onde este trava, inteligentemente digasse, um lance de 3-1 a nosso favor, e transforma num livre para o Beira-Mar de onde resulta depois o 2-2 para Beira-Mar... O jogo com 3-1 a nossa favor, se marcassemos a tal jogada, tambem mudaria o rumo dos acontecimentos...
Depois, como já foi dito, foi-nos acumulado faltas que eram "inventadas" pela dupla de arbitragem...
Por ultimo, e em minha legitima defesa, devo de responder ao treinador do Beira-Mar, Diogo Figueiredo, já que ele acusou-me de uma coisa que é mentira, e como ele proprio afirma, as imagens nao mentem... Pode-se ver nas imagens que estão no nosso blog, que quando ocorreu a falta do Daniel sobre mim, eu só me levantei e peguei na bola, nem falei com a arbitra... Por isso nao pedi insistentemente para o Daniel levar amarelo nessa jogada...
Por último quero felicitar o Beira-Mar pelo jogo que fez (e que assim proporcionámos a um público excelente), e aos meus colegas de equipa que mostraram um ENORME espirito de sacrificio quando estavamos a ser roubados...

1,2,3 G.D.G!!!

Anónimo disse...

Video, exposição à AFA, não sejam ridiculos (ou melhor ridiculo) assume as coisas como elas são, não te desculpes em coisas que não valem coisa nenhuma. Perderam assumam isso com dignidade, saibam estar assim como os outros estão com as mesmas regras, os mesmos jogos, os mesmos arbitros... há pois esqueci-me esamos a falar do Beira Mar, grande clube, peso enorme, se calhar a AFA até tem uma atençãozinha, quem sabe? já estamos habituados a tudo, então destes amuos é o que há mais.
Um verdadeiro treinador não se esconde em desculpas assume as responsabilidades, sê homem e assume que cometeram erros como todos os outros e perderam, agora exposições, realmente!!!...

espectador disse...

Estes 2 "anonimos" que escrevem caem no ridiculo absoluto e porque?! - mas antes ha que perguntar se viram o jogo - se tiverem um pingo de noçao de perspectiva vejam como se sentirá um treinador que vê atleta ser expulso, delegado ser expulso e ele tambem expulso a 3 minutos do final com resultado favoravel à sua equipa, vendo tudo em si desabar por um erro tecnico de arbitragem que reduz a equipa a 4 elementos, contra uma equipa forte que notoriamente se estaria a espera que tinha reunidas melhores condiçoes para empatar e vencer!Eu no lugar do treinador do Beira-Mar sentiria a mesma indignaçao pois revela um perfil de individuo que é apologista da justiça e verdade desportiva e em 4 jogos que o vi, mesmo a perder sempre o vi sereno!Ja o Joao Tiago mostra ser um grande ser humano e um exemplo a seguir pelos seus pupilos!

Anónimo disse...

perdemos?
tenho de discordar, mas nao me parece...
o jogo acabou quando o relogio marcava 3:57 e estava 3-4...

a partir dai nada mais há a dizer...
gostava de ver se o que aconteceu ao beira-mar, tivesse acontecido ao gafanha...

Anónimo disse...

Desculpas de mau perdedor...
Tavam de papo feito, porque tinham ganho todos os jogos e o gafanha perde fora em casa e pelo caminho...
Ficou provado que não á vitorias antecipadas...
Não me venham com tretas porque o árbitro nao sabe mais... E tanto erra para um lado como para o outro.
Futsal é um jogo de equipa, se foi um expulso tem mais 4 jogadores para lutar... é impossivel se perder a cabeça, seja porque atitude for...
E depois outra coisa que deviam ter respeito era pela casa que vos formou, porque aquelas atitudes finais em nada dignificam o nome do beira mar. Inda para mais quem as fez é ligado ao clube. VERGONHOSO...
Já agora será que se fosse outro jogador seria este problema todo? ohummm nao me parece...

joguem a bola disse...

vamos por partes - afinal quem é q esta a dar importancia à expulsao do daniel? é o gdg ou é o beira-beira?
é q so vemos pessoas do beira-mar a dizer q o "jogo teria sido outro se tivessemos o daniel", "acabou tudo com o vermelho ao daniel" mas sao essas mesmas pessoas q dizem q o beiramar nao é so o daneil... se nao é so esse jogador, fossem à luta nos 4mins que faltavam!
nao... acorbardaram.se e deram o jogo por perdido qnd estavam a ganhar ja a pensarem q tinham a desculpa dos arbitos para a derrota.
assim pois claro q ouvem criticas. so veem para um lado. reclamam apenas e so pq vos tiraram do jogo o melhor jogador. se fosse outro o coitadinho do injusticado nao se passava este carnaval todo

que choroes! parecem aqueles ciganos q ficam sem o abono de familia dos putos ou o subsidio do desemprego....

Anónimo disse...

INDEPENDENTEMENTE de ser DANIEL ou qualquer outro atleta, REPAREMOS e SEJAMOS justos, o Beira-Mar fica reduzido a 4 elementos ate nova entrada ou golo sofrido! BEIRA-MAR nao estava a jogar contra uma equipa qualquer...fosse o atleta que fosse a ser expulso, TEM IMPACTO NO JOGO E RESULTADO FINAL. Mesmo que tivesse sido expulso INJUSTAMENTE outro atleta que nao o Daniel a estupefacçao do treinador seria a mesma ! NAO SE USE O "FACTOR DANIEL" PARA INCUBRIR A VERGONHOSA EXPULSAO que reboca treinador e dirigente deixando os miudos sem o seu lider! Estou solidario com o treinador do BM pois tambem nao suporto a injustiça,da mesma forma que estou solidario com o Joao Tiago quando ele ve a equipa estranhamente com 5 faltas a 9minutos do final! NAO MUDEM O DISCO POIS A EXPULSAO FOSSE DO ATLETA QUE FOSSE, É VERGONHOSA. UNI-VOS e NAO VOS DESUNIS POIS QUEM DIVIDE QUER REINAR!

Diogo Figueiredo disse...

Bons dias,
P/evitar q se dê a idéia de crise institucional e pq o tema anda a alastrar-se p/ outros departamentos q nada têm a ver c/ futsal e com este jogo em concreto, digo-vos o seguinte:

O GDG ganhou bem. Fez o seu jogo, acreditou e no fim foi + feliz.

No fim do jogo, dirigi-me p/ a zona dos balneários e cumprimentei pessoalmente tds os membros da equipa do GDG e parabenizei-os pela vitória.
Antes de sair do pavilhão fui ao v/ balneário despedir-me dos jogadores e desejar felicidades à v/ equipa.

Qq queixa q a minha equipa possa ter da arbitragem, é 1 assunto q apenas diz respeito ao BM e em nada belisca a exibição do Gafanha.

+ 1 vez parabéns pela vitória e parabéns p/ espectáculo q se proporcionou a quem foi ao Pavilhão. Foi 1 grd jogo c/ mta correcção e fair-play entre jogadores, técnicos e dirigentes.

Continuem o v/ bom trabalho.

Abraço,
Diogo Figueiredo

Anónimo disse...

Joao Tiago efectivamente es um individuo justo, os miudos do GDG se ja nao respavam duvidas reforça-se aqui a ideia de que estao muito bem entregues!

Anónimo disse...

Eu só pergunto o seguinte? Será k o conselho de arbitragem da AFA anda a dormir? É K em dois jogos, no escalão de Juvenis, no espaço de 15 dias, essa tal dupla expulsou nada mais, nada menos do k 10 elementos( Jogadores; Técnicos e delegados) e "conseguiu" para os cofres da AFA uma quantia a rondar os 300 euros!! Será k o problema é das equipas intervenientes? Não me parece....