terça-feira, 27 de janeiro de 2009

17ª Jornada - Beira-Mar 4 vs GDG 2

A penúltima jornada desta primeira fase colocava frente-a-frente o 3º e o 4º classificado, na luta pelo último lugar ainda em aberto para a disputa do título distrital. Com 4 pontos de diferença para a formação Aveirense, somente a vitória nesta partida permitia-nos continuar a almejar o apuramento para a segunda fase.
O jogo começou em ritmo moderado, ambas as equipas em fase de estudo e com muito medo de errar. O equilíbrio imperou nos primeiros minutos, e apesar de termos desperdiçado uma boa oportunidade cedo (Tiago Fernandes isolado proporciona uma excelente defesa ao GR contrário), foi o Beira-Mar que chegou à vantagem: na sequência de um pontapé de canto um jogador Aveirense remata na zona dos 9 metros, beneficiando de um ligeiro desvio de bola num defesa para trair o nosso GR. Em vantagem a equipa da casa recuou as linhas defensivas, procurando explorar os contra-ataques, correndo, assim, menos riscos. Seria numa rápida transição que sofreríamos o 2º golo, quando numa recuperação de bola (que nos parece precedida de falta sobre o nosso atleta), o Beira-Mar finaliza com eficácia uma situação de 2x1.
Com dois golos de desvantagem a equipa desconcentrou-se e, durante esse período, a formação da casa controlou as nossas investidas, baixou o ritmo do jogo e geriu a posse de bola de forma. Perto do intervalo, mais incisivos, conseguimos recuperar a bola mais perto da baliza adversária e, em duas ocasiões, Fábio esteve perto de marcar.
Ao intervalo, o resultado de 2-0 colocava em evidência o maior acerto da equipa do Beira-Mar até então.
Longe do resultado que pretendíamos, entrámos para a segunda parte tentando assumir o jogo, de forma a tentar recuperar da desvantagem no marcador. Contudo, o nosso maior ímpeto atacante não teve o seguimento defensivo necessário: consentimos mais 2 golos em situações que claramente poderíamos ter feito melhor.
Já numa fase de máximo risco, obtivemos 2 golos e desperdiçámos oportunidades soberanas para reduzir ainda mais a diferença no marcador. A um minuto do fim, Ismael é expulso por suposta simulação de falta, reduzindo-nos a 4 elementos e sentenciando a partida.
A vitória da formação Aveirense justifica-se pelo aproveitamento dos nossos erros defensivos, pela máxima eficácia na finalização e pela maior tranquilidade que patentearam. Quanto a nós, cometemos erros defensivos pouco habituais durante todo o jogo e denotámos pouca tranquilidade na finalização sobretudo na 2ª parte, dando a entender que a inexperiência dos nossos jogadores tolheu a nossa performance ao nível técnico e táctico. No que respeita à entrega, os nossos jogadores foram inexcedíveis.
Uma palavra de preocupação relativamente à arbitragem deste jogo que claramente nos empurrou para trás, deixando faltas por assinalar, transformando pontapés de baliza em cantos e, sobretudo durante a primeira parte, irritando jogadores e adeptos. A expulsão do nosso jogador, com cartão vermelho directo por simular uma falta é, no mínimo, exagerada, visto que, como a própria equipa de arbitragem confirmou no fim do jogo, o atleta não se dirigiu de forma imprópria a nenhum dos juízes.

Com este resultado, fica definido o grupo de equipas da Zona Sul que disputarão o título distrital esta época. Às 3 formações, Covão do Lobo, Barrô e Beira-Mar, deixamos votos de felicidades para o resto da temporada.

O nosso próximo jogo e último desta 1ª fase, será no nosso pavilhão, a 31/01/09, às 15h, frente ao Belazaima.

Sem comentários: