segunda-feira, 16 de março de 2009

Lamas Futsal 4 vs GDG 5

Depois da recepção ao Burgães, voltávamos a enfrentar, desta vez na condição de visitantes, uma formação oriunda da zona Norte. O adversário desta jornada, a formação do Lamas Futsal, é uma equipa já com alguma tradição na modalidade e se a este factor juntarmos as dimensões reduzidas do pavilhão local, sabíamos que apenas com muito trabalho e concentração poderíamos levas de vencida a formação da casa.
Ao contrário do que vem sendo habitual, inicíamos o jogo com os nossos jogadores algo expectantes. Tal se deveu, ao natural período de adaptação ao terreno, e, mais significativo, ao facto de que a equipa de Lamas ser dotada de jogadores muito poderosos fisicamente, o que, neste escalão, acaba sempre por inibir os jogadores de compleição mais frágil nas disputas de bola.
A equipa da casa, aproveitando a boa colocação de bola do seu GR com os pés e a estatura do seu pivôt, apostava num jogo bastante directo, com a bola a ser lançada longa na expectativa de um desvio de cabeça para a nossa baliza. A pouco e pouco fomos tomando conta das operações e fomos chegando com perigo à baliza adversária, onde o GR local, com um punhado de excelentes intervenções, tudo fazia para manter as redes invioláveis. Contudo, numa jogada rápida, Rafael remata colocado e faz o já merecido 0-1.
Em vantagem, os nossos jogadores ganharam confiança e começaram a arriscar mais, na tentativa de dilatar a vantagem. Durante este período assistimos a um chorrilho de oportunidades desperdiçadas, sempre com muito mérito para o GR do Lamas, que ia levando de vencida todos os duelos com os nossos atacantes. E como quem não marca sofre, o tento da igualdade surge através do Pivôt contrário, que valendo-se da sua capacidade atlética, roda e factura.
O golo caseiro em nada modificou o rumo da partida mas sempre muito perdulários acabámos por permitir a reviravolta no marcador, em cima do intervalo: situção de 3x2 a nosso favor que, mal explorada, resulta em 2x1 na nossa baliza, com um jogador da casa a não ter dificuldades em empurrar a bola para a baliza.
A desvantagem com que recolhíamos aos balneários era um castigo demasiado severo para a nossa prestação até então.
Acentuamos a nossa pressão durante os primeiros minutos da 2ª parte de forma a tentarmos anular rapidamente a vantagem adversária. Mais uma vez, fazíamos o mais difícil com facilidade (criar situações de golo eminente) e tornávamos difícil o que parecia fácil (acertar o último toque à boca da baliza), levando ao desespero o público que viajou da Gafanha para nos apoiar. Face a tanto desperdício, acabamos por pagar caro a factura: bola longa, um jogador da casa cabeceia para a baliza, Tiagão sacode a bola e aparece um jogador do Lamas a fazer o 3-1.
Este golo desmoralizou por completo os nossos jogadores, não tanto por descontentamento com o resultado, mas por não conseguirem materializar em golo as inúmeras oportunidades que tivémos ao longo do jogo. Era, por isso, altura de parar o jogo, pedir tempo técnico, corrigir os erros e, acima de tudo, recarregar as pilhas aos atletas.
Os jogadores perceberam a mensagem e, quase de alma nova, remeteram a equipa da casa para o seu último reduto. Com algumas jogadas vistosas, obtivémos 3 golos sem resposta e passámos o resultado para 3-4, a pouco menos de 5’ para o fim da partida.
A equipa da casa acusou os golos e, talvez por isso, os nossos jogadores pensaram ter o jogo ganho e decidiram ir atrás de um resultado mais volumoso. Tal pretensão acabou por quase nos ser fatal, visto poucos minutos depois, em mais uma jogada de insistência surge o 4-4, a cerca de 2’ do fim da partida.
A nossa reacção não tardou: Ismael aproveita um lançamento rápido e vai até ao fim, ultrapassando o GR e encostando para a baliza deserta, 4-5.
Até final, os locais subiram o seu GR como 5º homem, mas soubemos, aqui sim, gerir a vantagem e sair deste jogo vitoriosos.
Embora com sistemas tácticos completamente distintos, ambas as equipas procuraram vencer, presenteando o público com um jogo emotivo, sobretudo durante a 2ª parte. A nossa vitória justifica-se pelo maior número de oportunidades que dispusémos, sendo certo que, caso tivéssemos uma maior percentagem de aproveitamento, poderíamos ter conseguido um resultado mais tranquilo, sem desfazer a entrega dos jovens Lamacences.
Jogámos com:
Tiagão (GR); Tiago Dias, Rafael (1), Tiago Ferreira e Xico (2) – 5 inicial
Jogaram ainda: Joel, Jacinto, Fábio, Gonçalo, Ismael (2) e Tiago Fernandes.

O próximo jogo será frente à formação do PARC, no nosso Pavilhão, no próximo Sábado, 21/03/09, pelas 11h.

Falecimento de Luís Sequeira – Atleta do CRECUS

A equipa de Juvenis do GDG lamenta o desaparecimento prematuro do jovem Luís Sequeira, de 16 anos, atleta do CRECUS. Embora não o conhecendo pessoalmente, salienta-se nas 2 vezes que nos cruzámos na presente temporada, a correcção e alegria do Luís.
À família e amigos deste jovem e aos atletas e dirigentes do CRECUS expressamos as nossas mais sinceras condolências.

A equipa de Juvenis do GDG.

Sem comentários: