domingo, 31 de janeiro de 2010

Escapães 4 x GDG 2


+ Ver Ficha de Jogo

À segunda jornada desta Série dos Primeiros, o Gafanha visitou o reduto do Escapães e saiu derrotado por quatro bolas a duas, somando a sua segunda derrota em outros tantos jogos e mostrando que ainda tem muito que aprender para querer estar neste patamar. Um jogo que teve a particularidade de ser disputado em duas partes cronometradas, de 15 minutos cada.

Numa partida durinha e pautada pelo equilíbrio, a formação escapanense jogou quase sempre na expectativa, explorando os nossos erros, e acabou por dar-se bem com essa estratégia, que tem por hábito utilizar. Na segunda metade, com 2-2 no marcador, o GDG atingiu a 5.ª falta em 7'50'' e ficou com todos os seus jogadores de campo amarelados, o que condicionou todo o jogo daí para a frente. Mesmo assim, o Gafanha ainda dispôs de situações de superioridade numérica para fazer golos, mas a ansiedade em procurar a vitória acabou por levar a que a equipa fosse apanhada algumas vezes em desequilíbrio e que sofresse o terceiro golo num lance desse género, já perto do final. O quarto golo, no último minuto, sentenciou o desafio.

Resumindo, é inexplicável a crise de confiança que os Juvenis do Gafanha atravessam, o que está a fazer com que a equipa não produza e que esteja mais exposta aos erros. E os erros, contra equipas que saibam minimamente o que é futsal, costumam pagar-se bem. É o que tem acontecido.

No próximo Domingo, pelas 18h00, o Gafanha cumpre a terceira jornada desta Série, recebendo em sua casa o Covão do Lobo.

A.F. Aveiro - CD Juvenis - Série dos Primeiros (2.ª Jornada)
Pavilhão Gimnodesportivo de Escapães - Feira
30 de Janeiro de 2010

Escapães 4 x GDG 2

GDG: Vidreiro [GR]; Luís Pedro, Jacinto, Fernandes, Xico (C)
JOGARAM AINDA: Fera, Ferreirinha, Gonçalo, Noddy
NÃO UTILIZADOS: Tiago Costa [GR]; Jordan, Paulo Silva

MARCADOR:
[01'] 1-0 Tiago Soares (Escapães)
[07'] 2-0 Nuno Miguel (Escapães)
[10'] 2-1 Ferreirinha (Gafanha)
[15'] 2-2 Jacinto (Gafanha), gp
INTERVALO
[23'] 3-2 Rui Silva (Escapães)
[28'] 4-2 Bruno Santos (Escapães)

10 comentários:

arbitro do jogo disse...

UM REPARO, onde diz: "Na segunda metade, com 2-2 no marcador, o GDG atingiu a 5.ª falta aos 3'50'' e viu todos os seus jogadores de campo nesse período a serem amarelados".
DIGO:GD Gafanha atinge a 4ª falta no forte agarrão ao adversário cortando ataque prometedor passivel de advertência. Atinge a 5ª falta aos 8 minutos, na vantagem aplicada na jogada que dá cruzamento para o 3-2.
A advertência ao atleta nº 8 do gafanha foi no final do jogo, por palavras provocatórias e não no decurso do jogo!Uma das advertências foi na 1ª parte por carga sobre adversário!
NOTA:O 2-2 na marcação da grande penalidade existe plo nítido agarrao do atleta do escapães que o video não esclarece muito bem pela posição da camara.

Anónimo disse...

Se um lance de lei da vantagem dá golo ,a equipa não pode ser punida 2 vezes ( com golo e a acumulação da falta). Não sou do gafanha nem vi o jogo , apenas comento pela spalavras do "arbitro do jogo"

erro grave

joão tiago disse...

Tenha calma, senhor 'árbitro do jogo'.

É seguramente a primeira vez na história do blog que temos um comentário de um árbitro; e logo num texto em que não falamos declaradamente de arbitragem.

Já alterei o texto só para que não se levante nenhuma "crise" entre o GDG e as equipas de arbitragem da AFA.

Um reparo meu: a advertência da primeira parte foi por o atleta n.º10 ter batido a grande penalidade antes da ordem do árbitro. Outro reparo: foi a primeira vez esta época que vi um jogador levar amarelo por estar a 4,50 m da bola aquando da marcação de um fora. Que rigor extremo (!) e que não vejo noutros jogos e noutras cores. Não tem influência? Pois não, mas o Escapães acaba por nos fazer dois golos de canto porque se um jogador nosso estivesse centímetros à frente dos 5 metros regulamentares estava sempre a ser ameaçado com amarelo (e a 10 minutos do fim já tinhamos quatro amarelados).

Para esclarecer: pensava que o Gafanha tinha atingido a 5.ª falta segundos antes, nesse mesmo lance, numa altura em que a mesa não conseguiu comunicar para dentro da quadra o atingir das 5 faltas, porque o livre foi cobrado rapidamente e gerou-se grande confusão. Enganei-me então e peço desculpa por isso.

De qualquer modo, não vislumbro qualquer falta no lance do 3.º golo do Escapães... Pode ver-se no vídeo ao minuto 7:10. Eu até protestei apenas porque pensei: "como é que vai acumular falta se já temos 5 e, ainda por cima, o lance deu golo?". Mas pronto, está esclarecido de sua parte.

De resto, este meu comentário serve apenas para esclarecer este ponto. Não tenho mais reparos a fazer, porque dei-lhe a minha opinião em local próprio e logo após o final do jogo.

Cumprimentos e Saudações Desportivas,
João Tiago - treinador dos Juvenis do GD Gafanha

joão tiago disse...

Ainda nem tinha lido o texto sobre o jogo na página do CD Escapães. Fica o depoimento deles, para ajudar a compreender o que se passou e para verem que não fui só eu que vi o jogo desta forma:

"Grande jogo de futsal manchado pela actuação da equipa de arbitragem

Previa-se mais uma óptima partida de futsal e assim foi. Duas equipas com excelente estilo de jogo e muito talento proporcionaram um grande espectáculo, apenas e como sempre, manchado pela actuação da equipa de arbitragem. (...) Na segunda parte e de forma a rectificar o penalty errado na primeira o árbitro favoreceu de certa forma o Escapães em detrimento do Gafanha, estragando assim o bom jogo que ambas as equipas estavam a protagonizar. (...) Parabéns às duas equipas pelo excelente espectáculo protagonizado."

Que fique claro que eu não queria falar de arbitragem, mas já que foi o próprio árbitro do encontro a tocar no ponto, tinham que ficar alguns esclarecimentos. O jogo já passou, não há nada a fazer e preocupam-me MUITO MAIS os erros que a minha equipa cometeu.

Correndo o risco que isto não seja lido por nenhum responsável do CDE, gostaria na mesma de salientar o saber estar das pessoas do Escapães e em especial do Daniel Mota, do presidente Amadeu Santos e do Litos. Foram impecáveis connosco, antes e depois do jogo, e é de pessoas destas que a Formação do nosso Distrito precisa.

arbitro do jogo disse...

Sr. Anónimo: pode dar-se lei da vantagem e nao acumular SE o atleta que sofre carga beneficia ele do golo, marcando-o, sem que haja passe para qualquer colega.
Sr. João Tiago e Sr. Delegado são pessoas de facto com postura muito digna e que dignificam o clube. Srs. dirigentes e equipa tecnica do Escapaes encontramos pela 1ª vez e são tb pessoas Respeitadoras e educadas, MAS passando aos casos do jogo, não vejam plo youtube mas sim descarregem video e parem e notam que estou muito bem colocado para ver agarrão que aliás após marcar grande penalidade gesticulo para os atletas explicando-o. NAO TENHO DUVIDAS DA GRANDE PENALIDADE.O facto de os clubes protestarem, é já algo natural.
O CARTAO AMARELO pela distancia: veja o video e repare que peço distancia e antes da marcaçao da lateral o seu atleta sai, e já nao era a 1ª vez que sucedia. SE a bola ja tivesse partido o jogo seguia sob sinaletica e na proxima interrupçao sairia cartao amarelo.Gostava que tivessem mostrado os outros amarelos especialmente o do agarrao e claro o atleta bater penalidade sem autorizaçao sonora retardando recomeço do jogo.reparem que na 2ª parte tlz a equipa do escapaes nao cometesse faltas pois de facto mostrou-se cautelosa no contacto fisico depois de ter-lhe sido marcada grande penalidade.
DEIXO NOTA DE QUE VIM AO VOSSO BLOG POR SABER QUE HA VIDEO E NAO TENHO HABITO ME PREOCUPAR COM OPINIOES POIS O QUE MAIS ME INTERESSA É IR PARA CASA DE CONSCIENCIA TRANQUILA.COMENTEI POR LER ALGUM FACCIOSISMO NA QUESTAO PRIMEIRAMENTE COMENTADA e ja alterada.
ps: NAO SE PENSE QUE GAFANHA ATINGE 5ª FALTA AOS 8 MINUTOS POR QUALQUER RECEIO DA EQUIPA DE ARBITRAGEM POIS ESTA EQUIPA JA SAIU DE PAVILHOES COM MAIS VITORIAS DE VISITANTES QUE DE VISITADOS, NAO APITAMOS A MEDO, APITAMOS PELA NOSSA CONSCIENCIA!

"ainda que possas ver nao podes ver tudo"

O arbitro do jogo

arbitro do jogo disse...

Acabo de ver comentarios do escapaes e realmente começo digo que vivemos o "sindroma das arbitragens". Enviem sff o video completo ao escapaes e levem a ideia que nao apitamos para compensar erros nenhuns pois nao ha erros. Ha penalidade SIM, e ha uma 2ª PARTE de pouco contacto fisico do escapaes. Aqui nao se apita a medo, mas sim sempre com coragem pois prefiro sempre marcar o que vejo do que nao marcar, independentemente de pessoas com menos angulo de visao o tornarem posteriormente polemico. Desde que va para casa de cabeça erguida e consciencia tranquila esse é o meu objectivo. Assim tem sido em pavilhões onde muitas vezes o visitante leva a vitoria inependentemente das tentativas de condicionamento da arbitragem por parte do publico que nos é indiferente! Enquanto arbitrar atletas terao que respeitar distancia pois no futsal o espaço é mt importante e acima disso é uma regra. Se nao se respeitasse distancia o escapaes nao marcaria o 4-2 de remate lateral.Terá o escapaes marcado o 3-2 e o 4-2 por erro de arbitragem ?!!!Nao tera o Gafanha tido oportunidades em frente da baliza que desperdiçou?!O arbitro terá que ser sempre o alibi ?!!!

Saudações desportivas

joão tiago disse...

Tudo esclarecido, caro 'árbitro do jogo' (não sei se é o Alexandre ou não).

Duas coisas:
- o resumo mostra apenas os lances que escolho porque é esse resumo que mostro aos meus jogadores durante a semana (daí ter esse lance do amarelo, porque depois falei aos meus jogadores sobre ele para que não se volte a repetir e sejamos mais "espertos"; não teve outros porque se não passava o treino todo nisto).
- quanto ao Gafanha ter desperdiçado oportunidades em frente à baliza, é verdade. Por isso é que disse (e fiz hoje mesmo ver isso aos meus miúdos) que estou MUITO MAIS preocupado com os nossos erros do que com os da arbitragem. Esteja descansado quanto a isso...

Aquilo que eu lhe disse (que acho que "inclinou" um bocadinho a quadra na segunda parte), mantenho. Foi o que o responsável do Escapães que escreveu no site deles também achou. Mas pronto, temos todos opiniões diferentes, não vem mal ao Mundo. Não o estou a criticar abertamente; acho que é a falar que nos entendemos. Acho que estamos esclarecidos e até uma próxima.

Cumprimentos e Saudações Desportivas,

João Tiago

arbitro do jogo disse...

Estamos entendidos claro! Não me deixa indiferente a postura sempre digna e respeitosa tanto de voce treinador como especialmente do seu muito educado delegado ao jogo.
Não ha duvida que o jogo foi dividido e poderia ter tendido a vitoria para qualquer um dos lados mas não foi a equipa de arbitragem a inclinar o campo pois: TIVE CERTEZA DE QUE É GRANDE PENALIDADE!Se eventualmente achasse que errei no penalty (QUE NUNCA PENSEI) jamais compensaria com outros erros. Actuo sem sentimentalismo, orgulho-me de ja ter arbitrado amigos e ter-me abstraido desses factores pois quando um arbitro vai para o campo tem que se abstrair de tudo, não brincando com o suor de quem quer que seja, premeditadamente, senao no final os pontos da tabela classificativa ficam adulterados por interferencia de alguem que nao o atleta. Arbitro para a minha consciencia sair sempre tranquila dum recinto desportivo!
Saudações desportivas!

Unknown disse...

Exmos. Srs.
Primeiro de tudo quero dar os meus parabéns ao Sr. arbitro por estar a comentar o porquê das suas decisões num blog em que temos liberdade de expressão. Sinceramente é a 1ª vez que vejo tal acontecer e deixa-me deveras satisfeito porque é sinal que ainda existem arbitros que estão
disponíveis para nos esclarecer quanto as decisões tomadas durante um encontro!
Passando ao que escrevemos no nosso site trata-se da nossa opinião e obviamente não serve de maneira alguma para criticar a arbitragem (até porque se vencemos deveriamos estar felizes). No lance do pénalti fico com a sensação que não existe nada e mesmo a existir qualquer tipo de agarrão tenho a certeza que não foi o suficiente para a marcação do pénalti. Se fossemos a marcar tudo o que é agarrão ou pequenos toques dentro da área então teriamos uma quantidade absurda de pénaltis por jogo. Repare que antes mesmo do seu apito os jogadores do Gafanha já se dirigiam para a sua zona defensiva não havendo sequer protesto do jogador que supostamente sofreu o agarrão! Encontrava-me a cerca de 3 metros da posição onde o Sr. arbitro se encontrava e a minha e nossa opinião enquanto C. D. E. é que não houve pénalti. A sua opinião foi diferente e temos que a aceitar por muito que nos custe porque cada um tem direito a sua opinião e mesmo se por ventura tenha errado temos de aceitar na mesma porque errar faz parte da natureza humana. O que me ficou na ideia tanto a mim quanto aos meus colegas é que houveram na segunda parte faltas contra o Gafanha que não deveriam ter sido assinaladas. Lembro-me perfeitamente de uma falta em que o jogador do Gafanha encosta-se simplesmente no nosso jogador e esse por sua vez atira-se ao chão deliberadamente tentando simular falta que por sinal viria a ser marcada. É por esses motivos que ficamos com essa sensação que devido ao pénalti teria havido algum favorecimento na segunda parte do encontro.
Quanto ao lance que deu o 3º golo já falei com um amigo meu que é arbitro de futsal e que me disse que quando existe golo numa jogada em que se deu a lei da vantagem não pode nem deve ser considerada a falta como accumulada já que a "equipa" que a sofreu beneficiou da lei concluindo a jogada com golo. Já disciplinarmente se a falta era para amarelo ou vermelho logo após a obtenção do tal golo aí sim o jogador que efectuou a falta tem de ser punido disciplinarmente. Não sei qual dos dois tem razão e sinceramente nem me interessa mas pronto fica aqui a opinião de outro árbitro.
Quanto ao jogo em si ficou resolvido devido a pequenos pormenores que no futsal e ainda por cima nesta fase do campeonato pagam-se caros.
Quanto as pessoas do Gafanha nomedamente o João Tiago e todos os que o acompanharam no jogo são pessoas muito simpáticas e em que mantenho boas relações e assim espero continuar enquanto estiver ligado ao futsal e porque não também depois.
Tenho muitas amizades em Gafanha e desde já deixo um grande abraço ao Clube de Xadrez da Gafanha de Encarnação e todos os seus atletas, a Portugal Telecom nomeadamente o Sr. Arnaldo e aos seus atletas e um grande abraço ao João Tiago a sua equipa e que tudo lhes corra bem.
Já agora em meu nome e do clube deixamos também as melhores para o vosso atleta dos Juniores que teve esse infeliz acidente esperando que ele melhore rapidamente.
Quanto ao Sr. Arbitro mais uma vez meus parabéns pelos seus comentários e não nos leve a mal quanto ao que escrevemos nos sites pois isso apenas serve para exprimir a nossa visão daquilo que achamos do que se passou.
Cordiais cumprimentos,
Atentamente
Daniel Mota, director-desportivo

Fera disse...

3 pessoas com uma excelente maneira de estar e muito respeitosas... fica muito bem dirigentes, treinadores, árbitros e por aí agirem desta forma, só dignifica o futsal...